Sobre a Coreia do Norte: a amoralidade de Trump

Não é evidente, mas há uma lógica interna no porquê de Trump ter sido capaz de fazer uma aproximação à Coreia do Norte e se ter afastado, poucos dias antes, dos tradicionais aliados, durante o encontro dos países do G7. Melhor: a “virtude” (ou defeito, conforme se queira entender) que o fez avançar para um possível acordo de desnuclearização com os norte-coreanos é a mesma que o afastou dos aliados históricos.

A minha tese: Trump é uma personagem amoral, alguém sem pudores (apesar de representar um eleitorado maioritariamente conservador), para quem dialogar com Kim Jong-Un ou com Merkel não representa nenhuma diferença; além disso, Trump não tem memória histórica – nunca foi um político antes de assumir o seu cargo atual, lembremos.

Ao ser amoral e por sofrer de “amnésia histórica”, Trump não tem ressentimentos em relação a Kim Jong-un – dialoga para um acordo (um sucesso publicitário de si próprio e eleitoral) e não para uma punição. Isto, é claro, interessa ao líder norte-coreano: Trump oferece-lhe uma oportunidade de transição (e encapotamento dos crimes perpetuados) para o seu regime, cada vez mais isolado.

Onde Obama talvez sofresse de um “pudor moral”, desejasse a queda de Kim, Trump não impõe entraves ao diálogo com um ditador, abre caminho. Talvez por isso mesmo venha a conseguir concretizar o dito acordo.

Trump é, em essência, uma personalidade emersoniana: alguém para quem a coerência não interessa, um verdadeiro pragmático norte-americano.

“A foolish consistency is the hobgoblin of little minds, adored by little statesmen and philosophers and divines”, escreveu Ralph Waldo Emerson, no ensaio “Self-Reliance”.

Mas quem é algum dia dirá que Trump foi um grande estadista?

Por Aquilino Reis, o analista político de serviço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: